A Administração Educar para Libertar, através da Secretaria Municipal de Educação (Semec), realizou na manhã desta terça-feira (25), na Sala de Treinamento da Prefeitura Municipal de Brumado, reunião de formação de Técnicos Verificadores do programa Busca Ativa Escolar – BAE, que, além de ser critério para o Selo Unicef, passará a ser uma ação permanente da Semec.
O objetivo foi apresentar e capacitar os vice-diretores das unidades escolares do município sobre a utilização da plataforma online (estratégia tecnológica) para a identificação de estudantes em situação de: abandono, evasão, exclusão escolar ou frequência irregular das aulas.
A iniciativa tem como princípios mapear as causas que levam ao afastamento da escola e acionar a Rede de Proteção Social (Secretarias de Educação, Saúde e de Assistência Social, Conselho Tutelar, por exemplo) para que seja garantida a (re)matrícula e o direito a educação de crianças e adolescentes (metodologia social) entre 04 e 17 anos de idade.
Estiveram presentes: o Secretário Municipal de Educação, Sr João Nolasco da Costa, representantes da equipe técnica da Semec e os vice-diretores das unidades municipais de ensino.