Hospital Municipal de Brumado realiza mais uma captação de órgãos

Início Secretarias e Órgãos Hospital Municipal de Brumado realiza mais uma captação de órgãos

Hospital Municipal de Brumado realiza mais uma captação de órgãos

Secretaria de Saúde

Autor: Comunicação

Hospital Municipal de Brumado realiza mais uma captação de órgãos

O centro hospitalar já realizou 5 captações de órgãos. Procedimento envolve uma grande quantidade de profissionais

01/05/2023 10h28 Atualizado há 7 meses atrás

O Hospital Municipal Professor Magalhães Neto realizou mais uma captação de órgãos, neste domingo (30). Esta é a quinta vez que o Hospital realiza esse tipo de procedimento, só em 2023 já foram duas captações.

Desta vez foram captados os rins de um paciente que, em vida, já havia comunicado a sua família o desejo de ser um doador de órgãos.

O procedimento envolveu cerca de 15 profissionais das equipes do Centro Cirúrgico e Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), do centro hospitalar, e Central Estadual de Transplantes (CET), da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB).

O processo de captação de órgãos é um trabalho de grande responsabilidade e seriedade por parte da equipe hospitalar. Cerca de pessoas estiveram envolvidas neste procedimento, que vai desde a constatação da morte do paciente (por meio de vários testes médicos e exames complementares), até a notificação e envio de material para avaliação sorológica em Salvador. Neste período, e após a confirmação da morte do paciente, a família do doador precisa autorizar e assinar os documentos da doação de órgãos.

Vale destacar que, a doação de órgãos é extremamente importante, pois a fila de espera no país é gigantesca e passa das 50 mil pessoas, segundo dados da Associação Brasileira de Transplante de órgãos. A nova captação irá ajudar a diminuir a fila de espera por um rim no país.


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade