Agosto Dourado: mês de incentivo ao aleitamento materno

Início Secretarias e Órgãos Agosto Dourado: mês de incentivo ao aleitamento materno

Agosto Dourado: mês de incentivo ao aleitamento materno

Secretaria de Saúde

Autor: Comunicação

Agosto Dourado: mês de incentivo ao aleitamento materno

O aleitamento materno só traz benefícios, tanto para o bebê, como para a mãe. O alimento deve ser exclusivo até os 06 meses e complementar até 02 anos ou mais.

09/08/2023 10h52 Atualizado há 2 meses atrás

Estamos no Agosto Dourado, o mês que traz consigo a luta pelo incentivo à amamentação. O leite materno é o melhor e mais completo alimento e é nele que estão contidas todas as proteínas, vitaminas, água e os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável dos bebês. A cor dourada do mês está justamente relacionada a este motivo, ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

O aleitamento materno só traz benefícios, tanto para o bebê, como para a mãe. Para as crianças podemos destacar a proteção contra infecções respiratórias, diarreia, diminuição do risco de alergia, de hipertensão, diabetes, obesidade, ajuda do desenvolvimento cognitivo e da saúde bucal. Para a mãe os benefícios da amamentação vão da diminuição dos riscos de diabetes tipo 2 e de câncer de mama e de ovário a redução de peso mais rápida no pós-parto. 

Todos os órgãos de saúde, a nível nacional e internacional, são unânimes em afirmar que o leite materno deve ser o alimento exclusivo até os 06 meses de vida, e alimento complementar até 02 anos ou mais, a depender da vontade da mãe e do bebê.

 

 


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade